"Agora que já temos projeto, vamos à escolha do empreiteiro!"
Não é fácil decidir quem vai cuidar do projeto mais importante da sua vida, principalmente quando você não entende do assunto, seu nível de confiança terá que ser enorme.
Conversamos com algumas pessoas a respeito, pegamos dicas, indicações e idéias de valores (assustadoras!) e decidimos fechar com o Seu João. Ele é indicado pelo meu chefe, fez a obra do apartamento dele, uma pessoa super exigente, atenta e que tenho certeza que acompanhou cada tijolo. Se o Seu João passou nesse teste de qualidade, já fico bem mais tranqüila de que passará no nosso. Mostramos o apartamento, o projeto do meu primo, falamos nossas idéias, medos... Negociamos um bocadinho o valor que ele pediu, com o que poderíamos pagar e pronto. Fechado.
Pelo que entendi, Seu João (como a maioria dos empreiteiros) só não é bom com prazo, sempre rola um atrasinho da data prevista pra terminar... Isso pra gente era o menor dos problemas, até agradecemos quando ele disse que só poderia começar em um mês, um mês e meio. Teríamos mais tempo pras decisões de projeto, pras compras, pra nos enturmarmos com esse mundo. Definitivamente, é uma obra que não temos pressa.
Mesmo sabendo que ainda faltava mais de um mês pra obra começar, já pedimos uma primeira lista de materiais pra ir pesquisando... Doce ilusão de que a diferença de preço numa obra era nos sacos de cimento ou areia!
Passamos um mês pesquisando valores para chegar a conclusão que cada item é mais barato numa loja, que o frete é praticamente o mesmo para comprar na Amoedo de Botafogo ou na Leroy do Norte Shopping, acabamos comprando mesmo tudo já no final da primeira semana de demolição em uma loja só, acho que foi na Leroy da Barra.