quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Minha banheira

Tudo bem que o empreiteiro resolveu voltar a trabalhar bem no carnaval, tudo bem que o dia mais agitado foi exatamente meu aniversario (que caiu na quinta pós quarta-feira de cinzas), agora, o único momento possível para instalação da banheira ter sido exatamente sábado de manhã, dia marcado pro café da manhã de comemoração do meu aniversario foi quase teste de resistência e amor ao apartamento novo (apesar de todo desamor com a obra).
Ok... Eduardo e minha mãe ficaram alugados com a instalação da banheira e chegaram na comemoração na ultima meia hora, mas valeu!

E sim, pra quem ainda não entendeu a regra básica da obra: cada detalhe é dez vezes mais complicado, gasta cinco vezes mais tempo e, pelo menos, o dobro do dinheiro que você achou que fosse gastar quando viu aquilo à venda na loja.

A banheira é um dos exemplos mais clássicos (quase exagerado): você olha na loja e escolhe o modelo avaliando o valor que pode pagar... Quando vê, já gastou uma grana com instalação (só pode ser feita pelo técnico autorizado), outra com material de alvenaria (lá embaixo dela tem mais tijolo, areia, cimento, madeira...), aparelhos acessórios (obrigatórios) e aparentemente desnecessários, ceras e papelões para proteger e eu nem sei mais o que porque estava no meu café da manhã quando os últimos "extras" foram providenciados.

Chega de reclamar e vamos ver ela toda linda e formosa (ainda sem acabamento, porque não acaba nunca...)



Antes de morrerem de susto: ela está com uma película plástica de proteção... Essa sujeirinha em cima, é inevitável. 


Agora com água (e sem foco - foto by Mamys...)


Ela e "seu técnico"... Jaézio todo orgulhoso: "Não foi uma instalação fácil, o espaço tava muito justinho!"

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mármores colocados

O momento de desânimo (para não falar desespero) foi grande. Todo mundo fala que o final de obra é desesperador, mas ninguém sabem quanto até passar por isso. Depois do marceneiro demorar 23 dias e só conseguir fazer um monte de bobagens com direito a "relação" terminada com barraco, o empreiteiro "decide" largar a obra, tendo que ser convencido do contrário (pelo Eduardo e minha mãe - eu não tenho mais estrutura emocional para lidar com ele) a obra passou a ser uma parte ruim da vida e não mais uma parte boa.

Com isso tudo era impossível ter ânimo para escrever aqui. Agora os assuntos estão um pouco mais encaminhados e a obra deu uma adiantadinha, tudo conseguido com muita habilidade e paciência da minha mãe junto com Eduardo (e o que seria da minha vida sem esses dois?).
Pois bem, vamos atualizando aqui aos poucos. A primeira notícia é a de que já temos pedras ("mármores") colocados!

Eles foram entregues no auge do caos (e da minha crise de asma). Passei na obra na hora do almoço e é claro que vi mais defeito e erros do que cortes certos e pedras bonitas. A cuba do banheiro não estava alinhada à quina, a do banheirinho também parecia completamente torta, sem o furo da torneira e da cozinha, mal dava pra ver se estava arranhada de tão suja que estava, além disso, Eduardo logo diagnosticou que o final desta estava maior e num ângulo errado...
Dá vontade de morrer!!! Essas pedras são uma fortuna, os espaços foram medidos três vezes, além das milhares que fomos na loja explicar, na fábrica escolher...






 

Como tudo na vida, passado o furacão e o desespero, as coisas vão se mostrando menos piores... Descobrimos que a cuba da suíte não poderia ser diferente para seguir a planta, na do banheirinho, apenas a marca "Deca"parece estar um pouco torta, de resto tudo bem... O furo da torneira e o ângulo da cozinha eles conseguem consertar em uma visita rápida. Alívio! 

Aprovamos a colocação, mas ainda estávamos em período de negociação com o empreiteiro (ele ia largar tudo, lembram?). Depois de mais de uma semana com as pedras encostadas na parede (medo maior do mundo de rachar, lascar, sujar...), finalmente elas foram colocadas em plena segunda-feira de carnaval. Ufa! 

Banheirinho



Suíte apertada


Granito da cozinha

É pra ver os defeitos? O banheiro da suíte realmente ficou muito apertado e a falta de alinhamento incomoda.  A pedra da cozinha na ponta tem 55cm de profundidade e no canto 54cm.
É pra ver o lado bom? Tá tudo lindo e o mais fiel possível ao projeto e ao que sonhamos... Nenhuma pedra quebrou, a obra está andando e é isso que importa!

Mais alguém aí vê um apartamento começando a querer tomar forma??


Escolhendo entre tantas...cores!

Uma semana antes do carnaval, o samba toma conta do Rio, as ruas cheias de personagens, fantasias e cores!
Como foliões invictos que somos (e quem nos conhece pode garantir), quem acreditária que em pleno sábado anterior de carnaval estaríamos na Pinheiro Tintas do Leblon (bem do lado de um bloquinho delícia)? Pois bem, foi isso... É claro que o clima nos encorajou às cores que mais trazem alegria.

Além do amarelo para sala já tão falado aqui, escolhi um rosa lindo pro segundo quarto e um azulzinho calminho e "fresco,"como a própria Coral chama, pro nosso quarto. Sempre escolhendo uma ou duas paredes de cada cômodo, nunca pensei em um quarto inteiro rosa ou azul!
Também tenho gostado bastante de paredes-detalhe em cinza, pensei pra parede ao lado da amarela do quarto e a vendedora sugeriu para o corredor e para a área, estamos decidindo...






Achei o máximo, eles (Pinheiro Tintas) fazem simulação, dão dicas de decoração, mostram todas as palhetas de cores existentes e têm (pelo menos a Jeanne que nos atendeu) a maior paciência do mundo.







No final, saímos de lá com o orçamento, mas sem nenhuma obrigação de fechar. Minha mãe me fez prometer que não fecharia nada até ouvirmos a consulta de feng shui que ela nos arrumou....

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Sexta-feira foi dia de.... Tomadas e Interruptores!

A boa da noite de sexta foi essa: quase duas horas na Amoedo e mais umas duas em casa, contando, comprando, contando de novo, separando, misturando, anotando e organizando os espelhos e caixinhas.
Claro que eu já tinha ido na obra pra contar e anotar os tipos e quantidades e é claro que, antes mesmo de começar a instalar, já descobri que estão faltando umas 6 ou 7 peças.
Sobre o preço, confesso que me assustaram tanto quando eu marquei meus mais de 60 pontos de AC que acabou sendo mais barato do que prevíamos, não que seja realmente barato... Achamos na Amoedo os melhores preços da marca Pial (dizem ser a melhor), linha Fortbella.
Agora só falta saber como vou explicar pro seu José onde fica cada tomadinha...