quinta-feira, 9 de maio de 2013

A histórinha dos nossos tacos


Era uma vez um apartamento velho num prédio antigo e pequeno. Ele encantava porque tinha uma ótima planta em potencial que depois de uma reforma completa poderia ficar incrível ( além de ótima localização, ótimas áreas social e de serviço e valor otimamente negociado). Reforma completa leia-se troca de TUDO, hidráulica, elétrica, quase todas as paredes, menos o chão. Sim, além do apartamento ser encantador, ele tinha piso de taco e até que era bem conservado, se comparado ao restante. 

Ouvimos muito sobre os tacos. Nós, de cara, sentimos aconchego e nos apegamos a ele. Os pais do Eduardo foram contra desde o primeiro momento até hoje, fizeram todo tipo de proposta e argumentação para substituirmos por um piso frio. O primo arquiteto (responsável por todo projeto e acompanhamento à distância da reforma) defendeu veementemente. Minha mãe dizia que era uma preciosidade. Na verdade, nunca cogitamos trocá-lo, mas temíamos que eles fossem condenados quando avaliados por um especialista.

Corredor
quarto casal


Sala vista pela porta de entrada

Começamos a obra, pra piorar, contratamos um empreiteiro porco e descuidado (além de outros defeitos) que sequer protegeu o piso. Pesquisando em blogs de decoração, achei uma indicação de calafate (profissional que cuida de tacos e faz sinteco), o Seu Ibelário. Marcamos com ele, ele deu um orçamento, disse que poderíamos aproveitar quase todos os tacos e os que não conseguíssemos, ele trocava. Ficamos bem mais tranquilos, mas, mesmo assim, sofríamos ao ver o pessoal da obra maltratando tanto nosso piso. 
Foi assim que eles deixaram para fazermos a primeira raspagem:
Sala vista pela área social
Corredor


Sala vista pela porta de entrada
Corredor e bancada cozinha americana

Isso sem falar que para tanta mudança de parede, algumas partes do piso ficaram sem tacos (onde abrimos portas, por exemplo) e é claro que o empreiteiro, que primeiro disse ser fácil comprar, na hora H não conseguiu e sobrou pra gente se virar pra arrumar tacos de reposição. Por sorte tínhamos o Seu Ibelário, que recomendou uma loja só de tacos lá perto da Central do Brasil. Levamos um de exemplo e descobrimos que o nosso é de Peroba do Campo (sim, existem tacos de vários tipos de madeira) e cada taco novo, quer dizer antigo, custou cerca de R$0,70. Os meninos da obra colocaram direitinho, ainda bem. 

Chamamos seu Ibelário pra raspagem. Ele chegou lá com o sobrinho e umas máquinas. 
Abaixo as fotos que tiramos durante o processo. As extremidades ficaram por último porque precisavam de uma máquina menor (pra alcançar os cantos) . Alguns tacos só foram avaliados e substutuidos pelo Seu Ibelário porque tinham marcas que não saíram na raspagem, como queimaduras que pareciam de cigarro.

Corredor
Sala



Nesse exato momento nossa obra esta assim. Com piso totalmente raspado, mas esperando a pintura das paredes e o término dos armários para receber o verniz.
Esse verniz pode ser fosco, semi fosco ou brilho, escolhemos o semi fosco.

Quarto
Corredor

      
Exemplo de tacos com verniz semi fosco

3 comentários:

  1. Olá Anelise! adorei seu blog, e queria uns contatos seus.... pode me mandar seu tel?ou email? muito obrigada!!! Nelly (nellypager@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Você poderia, por favor, indicar o endereço dessa loja que vende tacos perto da Central? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Vou começar em breve uma obra no ap que compramos, e tenho uma questão igual a sua com os tacos, quero mantê-los.
    Poderia publicar o contato de seu Ibelário?
    Obrigada

    ResponderExcluir