segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A cuba da cozinha

E aí que, numa compra qualquer na Amoedo, você resolve matar o máximo de pendências possível e, depois de vaso, complemento de piso, complemento de azulejinho, você decide comprar logo a cuba da cozinha, como se fosse simples assim! 
Eu já havia ouvido/lido que TEM QUE ser da Tramontina, como marinheiros de primeira viagem, estamos seguindo a risca esses "tem que"sobre melhores e mais conhecidas marcas. 
Pedimos uma cuba da Tramontina, aí volta a pergunta: vocês querem tamanho 0 (zero), 1, 2 ou de outro tamanho? com válvula 3,5 ou 4,5? e profundidade? em inox ou brilho? 
Pois é... lá se vai outro pequeno pós doutorado: abaixo a tradução dos números:
Cuba tamanho 0 = 40x34cm, Tamanho 1 = 47x30cm e tamanho 2 = 56x34cm. Válvula de 3,5 é menor do que 4,5. Se um dia você quiser colocar um triturador (que tritura os restos de comida e não entope o ralo), é orientado a colocar com válcula 4,5 (também é aconselhavel ter bastante dinheiro, porque, nesse caso, só o triturador custa quase mil reais!)
A foto é da Amoedo, mas acabamos comprando na outra lojinha ali em frente, pelo mesmo preço.


É claro que, ao perguntar pro arquiteto, a resposta não fugiu do esperado: "Quanto maior, melhor!" A primeira sugestão foi de uma 50cmX50cm, que não existe da Tramontina. A segunda sugestão foi umade  50cmX40cm que é uma "medida especial", mas até existe. Para a válvula? Quanto maior, melhor também!

Achamos a cuba da medida sugerida (50cm X 40cm), da Tramontina, com um preço ok, na Frei Caneca. Quando estávamos quase passando o cartão, eu dei uma olhada para as torneiras e me veio um insight: Nossa torneira será de bancada (além de ser mais bonito, mais prático, tudo está preparado para isso) + nossa bancada só tem 55cm + uma cuba de 40cm = não cabe! Por sorte a loja do mármore era ali em frente, fomos tirar essa dúvida e a vendedora confirmou que não caberia, voltamos à loja da cuba e compramos a menor: 47cm X 30cm e ainda achamos com a válvula de 4,5 (não que eu pretenda comprar triturador nenhum... mas, parece que quanto maior é melhor mesmo). Ufa! Essa foi por bem pouco! 
Assim que compramos, ainda fiquei preocupada em não caber um prato de jantar raso deitado, mas ali na Frei Caneca mesmo paramos numa loja de suco, pedimos um prato e fizemos o teste: tudo certo! Acho que essa de 50X40 pra uma cozinha do tamanho da nossa seria um exagero mesmo... 

Um detalhe que só nos questionamos depois de comprar foi se deveríamos ter comprado de alto brilho em vez de acetinado (tipo inox escovado). Compramos de alto brilho sem pensar, talvez seja mesmo a mais bonita, mas que vai arranhar no primeiro dia de uso, com certeza vai! Paciência...

Outro detalhe: apesar de se falar bastante que a moda agora são as cubas de cozinha de sobrepor, o mais indicado continua sendo que ela seja encaixada por baixo, evita vazamentos e fica com melhor acabamento. Essas da Tramontina aceitam os dois tipos de instalação, então essa opção deve ser dita para a marmoraria, já que eles entregam o mármore com as cubas instaladas.

Último detalhe: A profundidade, como é previsível: quanto maior, melhor! =)


19 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas. Estava pensando em como seguir com essa compra e isso me ajudou bastante.
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Anelise, tudo bem? Achei seu blog pesquisando sobre obra, estou no início de uma e achei que estava sozinha no sofrimento das decisões que precisam ser tomadas, com detalhes. Li em alguns posts seus o mesmo sofrimento que venho passando agora: qual a ordem ideal para colocação do granito, dos armários, qual tipo de cuba, enfim... Gostaria muito de ter essas dicas suas, se no final valeu à pena o que vcs escolheram. Um bj, Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui postar me logando, meu email é alinercunha@globo.com

      Excluir
  3. Nossaaaa... eu estou nesse dilema com a cuba da minha cozinha, já fui duas vezes para comprar e desisto pois estou com medo de comprar errado.
    Você acha melhor eu ir na marmoraria primeira e ter a certeza do tamanho que tem que ser minha cuba ou isso não tem nada a vê, que eu posso comprar a cuba e depois ir na marmoraria mandar fazer minha pia? :O

    Bjus

    http://sonhandocomnossoapeger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei bastante do post! Eu acabei adquirindo uma cuba da Franke e aprovei a marca.

    ResponderExcluir
  5. Você não acha que a ressonancia do barulho do triturador, quanto maior pior? a caixa de som aumenta... eu suponho que numa cuba fixa individual para ele fique trema menos....

    ResponderExcluir
  6. Muito bom e útil o post. Obrigado tirou minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  7. Fiquei agora na dúvida sobre alto brilho ou acetinado. qual a melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava c/ essa dúvida tb, mas o trabalho q terei p/ mantar o brilho da cuba passando produtos e medo dos inevitáveis arranhões, optei pela acetinada.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Não, é inox acetinada mesmo, na hora da compra tem esta opção.

      Excluir
  9. Eu coloquei a cuba esculpida em granito preto absoluto, ficou show, é não tem que se preocupar em arranhar o brilho do inox, que com o tempo sai, com certeza.

    ResponderExcluir
  10. Valeu!! Foi otimo ler o que vcs passaram de dificuldades pois estou passando por isso tbm..

    ResponderExcluir