quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Portas de correr

É no mínimo curioso pensar que eu, trabalhando num galpão de cenografia, lidando com uns 30 marceneiros e comprando centenas de chapas de madeira por semana, me sentiria perdida ao precisar comprar e instalar quatro portinhas no meu apartamento.
Ok, não são portinhas. São quatro portas, cada uma de uma medida diferente, duas de correr (uma para o banheirinho e outra para o segundo quarto) e duas normais (uma para a suite e uma para o nosso banheiro). E eu que nunca pesquisei nada sobre portas de correr...

A galera do meu trabalho está toda a mil com os eventos de final de ano e mal conseguem me explicar, dar dica, indicação ou sugestão... Fomos atras de outras indicações: minha mãe descobriu um marceneiro com um cara de uma madereira aqui perto, parece que é um coroa português, meio carrancudo, mas entendido do assunto. Ele foi lá, viu o apê, estudou quais portas seriam e passou um orçamento: quase morri de susto! O cara queria cobrar R$2.900 para colocar as 4 portas, tudo bem que incluía material (exceto fechaduras), mas não me conformei. A madeira eu já sei que não é a culpada, agora não é possível que essa história de trilhos pra portas de correr seja tão caro assim.

Amanhecemos sábado pesquisando o assunto na Frei Caneca.
Quando se começa a pesquisar porta de correr, o primeiro tipo que se vê são os trilhos aparentes. É o que está na moda agora. Aí tem de aço escovado, inox, alumínio, com brilho, sem brilho, redondo, retangular, em formato de gota... uma infinidade com preços que variam de uns R$280 até mais de R$500.










Não me apaixonei por essa modinha não. Até acho bonito, mas acho que nosso apê vai ter outra linha de decoração, mais despojada e colorida, não precisa dessa imponência e elegância toda. Além disso, sentimos que esse tipo de trilho acaba deixando a porta ainda mais afastada da parede, deixando um vão maior e uma vedação menor (lembrando que uma dessas portas será do banheirinho).

Fomos a segunda opção, tem um tipo de trilho pronto, algumas lojas chamam de "trilho prático", que só precisa aparafusar na parede. Ele já tem a própria caixinha que esconde o trilho com todo o mecanismo das roldanas. Embaixo, tem que fazer um "U" na própria porta e/ou um guia no chão (não trilho no chão todo, só um guia no cantinho) para que a porta corra reto.

O tal do "trilho prático"

O "U" no trilho (em cima)

O "U" feito em baixo da madeira da própria porta...
...ou também pode ter esse guia no chão
 e não mexer na madeira - não gosto


Esse foi o que eu mais gostei (logicamente mais o caro).
É de inox, mas eu colocaria fosca ou branca

Esse segundo tipo de kit (eles chamam assim) tem preços que variam de R$130 a R$280. Esse de R$280 parece que é de inox e me pareceu com uma carinha mais confiável.

Os preços de portas internas de apartamento não são altos. Eles chamam de porta de pintura (a gente vai pintar de branco) semi-oca (não é de madeira maciça). Os preços variam de R$90 (a de 1m) e uns R$60 (as menores - 60 ou 70cm).

Juntando os valores dos trilhos mais caros, com as portas e ainda considerando um pouco pras dobradiças, ainda está absurdo cobrar quase três mil, né? Resultado: Vamos entrar em negociação com ele e continuamos a pesquisa por marceneiros. Estou com alguns contato, marcando umas visitas e, pelo menos por enquanto, a única decisão é a de que a compra de material será feita por nós (em cima de uma listinha do marceneiro escolhido, claro). Esse assunto, certamente, renderá outros posts...

Essa história de fechar mão de obra já com os materiais em poucos casos me pareceu um bom negócio.


13 comentários:

  1. Três mil Reais?!? Afff! Só não recomendo o que fez a minha porta porque, como eu disse outro dia (se é que vocês lembram, hehe), ela não fecha! :(

    ResponderExcluir
  2. E a porta de vidro para o pátio? Já foi instalada?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Marina... aí você percebe que nada é simples nem barata... Mas já estamos com outro beeem mais em conta.
    E a porta da sala merece um post só pra ela, aguarde! ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu achei aqui igual foto final, comprei por 228 reais barato e lindo.

    ResponderExcluir
  5. AnelisE, meu nome e Julianae estou em busca de um marceneiro, vc poderia me indicar um bom e com um bom preco?

    ResponderExcluir
  6. Eu quero trocar o trilho (guia) do chão do banheiro....box blindex e duas partes (frontal)....Antonia

    ResponderExcluir
  7. Não sou o maior fã de porta de banheiro de correr... Acho que não dá toda a privacidade necessária em um banheiro, pois normalmente ela deixa frestas

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana essa fechadura banheiro, acho que vou comprar uma dessa!

    ResponderExcluir
  9. Olá, onde você encontrou o trilho da última foto?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, gostaria de me enformar sobre alguma marca . Alguma recomendação ??

    ResponderExcluir